Pé-grande
O Pé-grande (em inglês: Bigfoot; ou Sasquatch ou Caiola - termo derivado do halkomelem -
um idioma do grupo linguístico salishan, natural do sudoeste da Columbia Britânica) é descrito como uma criatura na forma de um grande macaco que vive nas regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá. Reivindica-se que seria um animal aparentado do Iéti tibetano (o "Abominável Homem das Neves").
Em 2007 foi organizada uma expedição em busca de provas ou até mesmo do próprio pé-grande.1 Mas nada foi encontrado.
Em 15 de agosto de 2008, dois caçadores norte-americanos foram à mídia dizendo terem em suas mãos o corpo congelado do famoso Bigfoot. Porém, após a análise do "corpo", foi descoberto que o suposto cadáver do monstro não passava de uma fantasia de macaco congelado. Em defesa, os dois caçadores disseram terem sido enganados e comprado o corpo de dois outros caçadores por um preço "inacreditavelmente baixo", mas decidiram levar a farsa a diante.
Red Dead Redemption: Undead Nightmare
Em lembrança a lenda do Pé-Grande no jogo Grand Theft Auto: San Andreas e a popularidade que ela causou, a Rockstar Games trouxe o monstro para o trama de "Undead Nightmare", campanha DLC do jogo Red Dead Redemption, também criado pela Rockstar. Sua maior aparição é na missão "Birth of the Conservation Movement". Nessa missão, o protagonista John Marston teria que caçar e matar 5 Pés-Grande. Na hora que encontrar o 5º e ultimo, ele encontra o monstro chorando sentado debaixo da árvore e os dois conversam. Ele explica que está triste pois sua raça está sendo extinta, e que ele acha que é o ultimo de sua espécie. Um pouco emocionado com a situação do animal (e até achando ridículo vê-lo chorando), John deixa o animal viver.
